Numa tarde muito fria e nublada, em bom horário, até, vimos pouco mais de mil e novecentos torcedores pagantes, na Vila Capanema, todos pensando em ver a redenção do Paraná Clube, com a esperada primeira vitória no campeonato, o que acabou ocorrendo, mesmo, contra o Guaratinguetá.
E quero louvar, aqui, esses heróicos aficcionados, que saíram do aconchego de seus lares, demonstrando verdadeiro Amor pelo Paraná Clube e assumindo o risco de, mais uma vez, além de passarem frio, saírem decepcionados do “espetáculo”, como quase aconteceu. Por ironia das coisas típicas do futebol, não tivemos um reiterado desastre, porque, no último minuto dos descontos de tempo regulamentar, a sorte voltou a nos sorrir, vindo dos pés do desacreditado Wendel, que estava, desde que veio para o Tricolor, num inaceitável “come-e-dorme”, e ainda se considera um injustiçado pela torcida. Bom, para todos, que a vitória tenha sido alcançada.
Bem feito, para os maus paranistas e preguiçosos sofazeiros de plantão, que não viram o emocionante soerguimento do time, na base do drama, mesmo, mas coroado com a sublimação de tanta angústia acumulada. Tais paranistas de ocasião preferiram viajar (alguns), ou ficar em casa a assistir o vexame da Seleção Brasileira (muitos). E dá-lhes castigo! Pois não é que a seleçãozinha do Mané perdeu o jogo para ‘los hermanos’, com direito a humilhação “messiânica”? Daí é que eu repito: bem feito, maus tricolores!
O frio, é verdade, pode ser um bom motivo para que muita gente fique em casa, por vezes. Os vôos da nossa Gralha também não têm sido muito auspiciosos, igualmente é verdade, isto a espantar algum torcedor menos persistente. Mas o Paraná Clube depende de sua torcida, não no sofá, mas ali, no campo, a apoiá-lo, pagando ingresso e torcendo sem esmorecer, como vimos a Fúria Independente fazendo, hoje, mais uma vez, mesmo que em menor contingente.
Deixar o Tricolor ao sabor de seu próprio destino é insensibilidade, e até maldade, que pode reverter a nosso próprio desfavor, como um verdadeiro castigo pela negligência, pelo descaso, por não se encampar a causa como sua, torcedor paranista. Tenhamos, pois, sempre em mente, para que não nos vejamos castigados, que “o Paraná somos nós”, assim como nós somos o Paraná, que é nosso, como nosso será o ‘usufruto’ do castigo, se não apoiarmos aquele que já nos deu tantas alegrias. Tenho dito.
Henrique, o Sênior – 09.06.2012. [email protected], [email protected]
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.