Sejamos francos: não dá mais para ganhar o Ruralzão 2013. A distância para o líder do segundo turno ficou irrecuperável após a última rodada. É uma pena, porque ganhar o campeonato paranaense seria um ótimo recomeço após anos e anos de incompetência administrativa e insucessos dentro de campo. Mas, mesmo assim, é uma perda que não abala. E pode parecer, mas isso não é mero desdém.
Primeiro porque devemos sempre nos lembrar do chavão de que “o estadual é preparação, campeonato brasileiro é obrigação”. O elenco, a diretoria e a comissão técnica ainda têm muitas lições a serem tiradas do fracasso no torneio local. Segundo porque, de fato, não podemos negar que ansiedade pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão é maior. Posso até ser criticado por este comentário, mas quanto ao campeonato estadual, não ligo se o Paraná não ganhar, desde que nenhum dos rivais Debi & Loide o vença.
E, enfim, semPRe resta uma motivação, mesmo sem chances de títulos: a busca pela vitória em cada jogo, como batalhas isoladas cujo prêmio é a satisfação do dever cumprido após os noventa minutos. Ainda mais neste ano, que provavelmente terminaremos sem perder um clássico sequer.
Confesso que até mesmo naqueles jogos mais lastimáveis, em que “a vaca já foi para o brejo”, eu sigo até o final para ver se consigo vibrar com ao menos um golzinho do Tricolor. Arrisco dizer que ver/ouvir um gol do Paraná é a emoção ímpar de acompanhar a história sendo construída a cada balançada na rede adversária.
Golaço de Jumar em 2007: um dos raros momentos em que chorei por causa de futebol. Independentemente do desfecho daquele ano, aquele jogo está marcado na memória. Minha e de muitos paranistas que estiveram na Vila.
E, permita-me a inferência, acho que todo paranista deveria encarar os jogos assim. Livre de análises sobre pretensões em cada certame, um jogo do Paraná Clube encarado como uma batalha à parte dá motivação extra, gera aquela expectativa fascinante de sair vitorioso da partida, buzinando pelas ruas, comemorando com os amigos.
Pode não haver mais nada em jogo em um campeonato. Mas uma vitória Tricolor deixa qualquer semana melhor.
Feliz Páscoa, nação paranista! Vejo você na Vila!
Henrique Ventura
Todos os domingos, aqui na Paranautas!
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.