Por quantas vezes fomos, após jogos do Paraná, fomos obrigados a repetir o tão batido jargão “jogou como nunca, perdeu como sempre”? Jogos em que o time jogava bem, criava oportunidades, defendia bem, mas perdia por bobeira, às vezes até com gols tomados no fim? Aos poucos, isso começa a ser mudado.
Pois bem, tenho reparado que, aos poucos (e, convenhamos, beeem aos poucos…) o Tricolor tem começado a conseguir alguns resultados na força de sua camisa, desde o ano passado. Cito isso passando desde os confrontos contra Luverdense e Ceará, pela Copa do Brasil 2012 (já postei, em outra coluna, um vídeo daquele emocionante jogo contra os fregueses cearenses) e contra Guaratinguetá e América-RN pela série B 2012; até chegar a alguns jogos desse ano. Contra o Londrina e o Rio Branco, no primeiro turno e contra Coritiba e J Malucelli no returno do Paranaense 2013. Por fim, o jogo de ida contra o São Bernardo na Copa do Brasil. São jogos em que o Paraná ou não jogou bem ou enfrentou um adversário com mais qualidade mas conseguiu o resultado “na marra”.
É claro que ainda é pouco, deixamos de ganhar muitos jogos na camisa também (principalmente neste Paranaense, contra Toledo, Operário etc), mas uma draga tamanha como a que nos encontrávamos não é reparada da noite para o dia. Aos poucos, o gigante vai acordando e se levantando.
Marketing
Após o jogo de ontem contra o Cianorte, na Vila Olímpica, tive uma rápida conversa com Christian Knaut, atual vice-presidente de Marketing do Paraná Clube e um “paranauta” de longa data. Christian reconheceu as dificuldades estruturais que o clube enfrenta, mas prometeu muito trabalho e descentralização das ações, de modo a torná-las mais ágeis. Resta aguardar e torcer para que o trabalho nesta tão carente área do clube possa, finalmente, dar certo.
VO
Foram só dois jogos mas, pelo jeito, “La BomBoquera” está virando nosso novo alçapão. Com “bafo na nuca” do adversário, a torcida, mesmo quando em número reduzido, faz mais ainda a diferença. A propósito, ainda não perdemos em casa em 2013.
Copa Sul
Pelo jeito, esfriaram as coisas para o retorno da Copa Sul. Houve a tentativa de incluir os clubes mineiros também, mas não houve muito avanço. Na real, o grande e dolorido fato é que, sem acertar o devido aumento e redistribuição de verbas, a Sul-Minas não sai tão cedo e será melhor continuar com o famigerado ruralzão.
Vejo você na Vila! (agora também na Olímpica!)
Henrique Ventura
Todos os domingos, aqui na Paranautas!
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.