Eu, tu…NÓS!

ventura

O público total do jogo de ontem contra o Figueirense foi de pouco mais de cinco mil torcedores. Para quem costumava avistar somente os “três mil de sempre” já atingimos um avanço significativo. Mas ainda é pouco. Um clube que quer se reerguer e chegar até a conquistas nunca antes atingidas precisa jogar para plateias maiores do que isso.

Todo mundo conhece um amigo ou colega paranista mais afastado dos estádios que, no dia seguinte a um jogo, vem comentar o resultado. Venceu? “Po, e o nosso time, hein? Tá que tá, né?”. Empatou ou perdeu? “Po, e o teu time ontem, hein? Brincadeira…”. Ou seja, quando ganha, tá ótimo, o time é do cara também. Quando o resultado é adverso, “opa, não é comigo”. Conveniente, não?

É hora de cada um de nós puxar esse tipo de torcedor para mais perto do time. É claro que não é tarefa fácil. Não podemos obrigar ninguém a dar um pouco mais de atenção para o futebol de uma hora para outra. Além disso, conhecemos algumas outras limitações (estádio descoberto, horários ruins de jogos, atuações irregulares do time). Mas qualquer tentativa é muito válida, e temos muito potencial para aumentarmos a lotação de nosso querido e revitalizado estádio.

Das praças futebolísticas com mais de dois times, talvez a de Curitiba só não tenha uma distribuição mais equalitária do que Recife, no que tange a torcida e ~grandeza~. É óbvio que, conforme esse time for engrenando, a torcida tende a aumentar a frequencia na Vila Capanema. Mas, de mansinho, puxando aos poucos o torcedor mais afastado para o lado do clube, esse aumento de lotação do estádio tende a ser consolidado. Convide seus amigos para o jogo, sugira aquele churrasco de pão com linguiça regado a cerveja para confraternizar antes da partida, ajude a mostrar tudo de bom que nos leva ao estádio todo jogo quase religiosamente ou até, quem sabe, as vantagens das novas modalidades de sócio.

Se você conseguir “arrastar” pelo menos mais um torcedor para frequentar mais assiduamente a Vila, teremos mais uma pessoa para falar, independente de qualquer fase, que ama o NOSSO Paraná Clube. E se você é um desses paranistas mais afastados, também junte-se aos “de semPRe”. Será bem-vindo a qualquer momento.

Vem coisa boa por aí…

Nesta semana – mais especificamente quinta-feira – completam-se 20 anos da primeira vez que fui à querida Vila Capanema. Para celebrar, semana que vem devo lançar uma singela promoção. Aguarde…

Vejo você na Vila!

Henrique Ventura

@henventura

Todos os domingos, aqui na Paranautas!



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play


*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.