Ah, como é bom escrever depois de uma vitória! Quando o Tricolor ganha o dia fica mais leve, as ideias fluem, surgem mais palavras para a expressão do que se quer passar.
Hoje vou ser incisivo. Já falei no dia 07 de julho (confira AQUI) o que penso do preço dos ingressos. Na sexta-feira, o Luis Hansen e o Christiano Puppi, colegas colunistas deste querido portal, também já mostraram seu posicionamento de insatisfação quanto a isso. A diretoria aumentou o preço e mantenho a minha opinião, o preço é mesmo muito alto.
Mas convido o leitor a selecionar todas as vezes em que a diretoria fez promoção no passado recente (de cinco anos para cá). Destas vezes, sugiro que seja feito um comparativo entre as que tiveram resposta EXPRESSIVA da torcida e as que foram praticamente ignoradas. Já fez? Chegou a uma conclusão? Pois é, né. E aí, dá mesmo para tirar a razão da diretoria? Com a postura atual da torcida, não.
Não fiz nenhuma pesquisa decente a respeito do meus leitores mais assíduos, mas suponho que a maioria já seja de torcedores assíduos. Mas e você, amigo paranista que se afastou nos últimos anos, realmente não sente falta de estar vivenciando esse momento fênix do Tricolor?
Batemos com o ~sambiquira~, com a borda do brioco no fundo do poço e estamos nos reerguendo rumo ao retorno à elite nacional e você ainda acha que não vale a pena ver o time para que você diz torcer? Já parou para pensar quantas desculpas você sempre procura para não ir ao jogo? Amigão, com sinceridade lhe aconselho: tente ver o que vai lhe fazer achar que vale a pena sair de casa para apoiar o Tricolor na Vila. E isso é uma resposta que só você vai ter.
O ingresso tá caro, proibitivo pra muita gente, e estou de acordo que o futebol não é “A” prioridade de vida. Mas, poxa, tem gente que torra dinheiro sem reclamar em coisas ainda mais banais e vai exaltar logo essa falha do clube do coração? Eu não acho justo isso acontecer. Não estou falando para você necessariamente pagar caro. Existem alternativas para pagar menos (para o próximo jogo, o ingresso comprado até 12h do dia 04 de agosto custa R$ 60,00; o plano de sócio torcedor permite assistir a todos os jogos do mês pelo valor de um só; o plano de sócio olímpico permite que os dependentes paguem meia entrada, etc…).
Se você está lendo isso e é um paranista do grupo dos “afastados”, por favor, não leve a mal e considere com carinho voltar ao estádio. Não só no próximo jogo, mas em todos os seguintes. Se você vai semPRe aos jogos, apresente esta reflexão a seus parentes, amigos ou colegas paranistas que não partilham de tal assiduidade.
A diretoria precisa rever o valor dos ingressos, sim. Mas a torcida mais afastada também precisa rever sua postura de ausência. Já falei que não gosto de citações clichês, mas o músico e empresário de futebol Gabriel o Pensador nunca teve razão ao afirmar que “na mudança de postura, a gente fica mais seguro. Na mudança do presente, a gente molda o futuro”.
Esqueça essas pequenas insatisfações. A hora é de união total! Depois, na série A, a gente discute as desavenças, se elas ainda existirem.
Vejo você na Vila!
Henrique Ventura
@henventura
Todos os domingos, aqui na Paranautas.
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.