Where have you been?

ventura

Neste espaço já abordei diversos temas. Desde aspectos táticos, passando por questões instituicionais e até por assuntos que envolvem mais o emocional do torcedor.

Mas, hoje, o foco principal é um desabafo. Tá certo que, pelo que vejo, a maioria dos leitores dos meus textos vai com alguma frequencia à Vila  com gosto e, quando não vai, é porque há um motivo relevante. Só que preciso puxar o gancho da acomodação dos torcedores.

A banda americana Reel Big Fish tem uma música chamada “Where have you been?” – em tradução literal: “Onde você esteve?”. Nela, em resumo, o ~eu lírico~ recebe o contato de uma suposta ex-namorada dizendo que o ama e, em troca, ele pergunta: “Se você me ama, por onde você andava?”.

Analogia entre a música e o momento atual da relação time-torcida é inevitável. Ao menos na minha opinião. (fonte: canal “mamercier” no youtube)

 

Ressalvadas as devidas proporções, é mais ou menos o que o Paraná Clube deveria perguntar à sua torcida após o público dos dois últimos jogos (ambos, somados, não atingem o público do jogo contra o Sport!). Tivemos uma mobilização emocionante do jogo contra o Sport até o jogo contra o ABC. A torcida compareceu a três jogos em número semelhante, talvez, ao visto em quase um turno inteiro de 2009, por exemplo.

Após o golaço de Wellington, após também a goleada contra o Guaratinguetá, cheguei a ver muita gente chorando no alambrado e berrando “Eu te amo, Tricolor!”. Mas, porra… Se você é apaixonado pelo seu time do coração, por que diabos não vai com maior frequência à Vila Capanema? E é claro que não estou falando de quem realmente tem compromissos que impedem sua ida ao estádio, nem de quem já tem o perfil de nunca acompanhar futebol tão de perto. Mas falo de quem já até comprou ingresso de cambista pra final de campeonato, só que hoje vive arranjando desculpinha vagabunda pra não ir à Vila.

Tá certo que estamos acostumados com anseios maiores…hegemonia local, bons times, sequencia longa na série A. Mas esse ano estamos quebrando uma “corrente negativa” que se arrastava desde a nossa queda. O apoio e a mobilização não podem parar.

Se você é um torcedor que “se queimou” com essa coluna, ótimo, estou fazendo um convite à reflexão: que tal se, ao invés de tentar procurar um pretexto pra ficar em casa, você procurar um motivo para viver uma emoção diferenciada na Vila Capanema?

Se você é um torcedor que semPRe procura ir ao estádio, considere-se isento destas críticas, mas peço que repasse a ideia ao máximo de torcedores “ausentes” que você conhece.

Apesar do apelo e do desabafo, reitero: mais presentes, menos presentes, somos todos igualmente paranistas. E, igualmente unidos, comemoraremos o acesso no final do ano. Vamos todos apoiar o time no estádio. Esse é o ano do fim da zica!

Chocolate

QUE resultado em Arapiraca! Independente de atuação, time que sobe aplica esse tipo de vitória contra times modestos, mesmo fora de casa. Fez bem a reavaliação de Dado Cavalcanti quanto à composição ofensiva. Só falta, mesmo, constatar as más atuações de Fernando Gabriel e corrigí-las, seja taticamente, seja substituindo o atual camisa 10 por Wellington. De qualquer modo, Lucio Flavio está retornando…

Faltam 6 vitórias, mas mesmo assim o time não pode vacilar em casa. Precisamos vencer América-MG e Avaí nem que seja pelo placar mínimo. Muita humildade e garra nesta hora. E, é claro, apoio da torcida.

Loja Tricolor

Se por um lado a Kanxa não colabora mandando os modelos 2013 da camisa do Paraná, por outro a loja do clube vem apresentando uma melhora significativa. Até há pouco tempo havia escassez de opções de compra. Atualmente temos uma variedade interessantíssima de produtos, para todos os gostos (inclusive, neste fim de semana adquiri um pendrive personalizado do Tricolor!). E o atendimento melhorou bastante, afinal, ter paranistas de verdade atendendo o torcedor paranista e entendendo seus anseios é algo que faz toda a diferença. Ainda há muito o que melhorar, mas o avanço até aqui atingido precisa ser registrado.

(se tiver interesse, acompanhe minhas últimas três colunas: Bom senso para quem precisa ; Reavaliação ; e Lágrimas nos poros, sorriso no coração)

Vejo você na Vila!

 

Henrique Ventura

@henventura

Todos os domingos, aqui na Paranautas!



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play


*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.