Sinais vitais

ventura

O futebol tem tendências, mas, assim como as ciências médicas e biológicas, não é uma ciência exata. Um clube pode torrar uma grana fodida na montagem de um elenco e não obter o resultado que espera. Um time com salários modestos pode surpreender e conseguir um título. Num jogo, o time mais fraco pode aplicar uma peça no mais forte. E um clube com uma administração historicamente varzeana pode, sim, dar alegrias à sua torcida.

Sinceramente, eu evito fazer comentários sobre apenas um jogo, pra não me deixar levar pela emoção e, também, porque quase semPRe existem outros assuntos a serem abordados. Mas a vitória de ontem, sobre o Santa Cruz, merece um comentário em especial.

Não porque o time jogou o fino da bola – longe disso – mas as circunstâncias em que tudo aconteceu são diferenciadas.

O que explica um time com salários atrasados, sem canal decente de comunicação com a diretoria, com desfalques importantes em relação à equipe titular e com a torcida cansada de tanto desgosto a ganhar um jogo de virada no finalzinho e com belos gols, como foi ontem?

Nossa sina verdadeira, de nascença: a de vitórias! Quem esteve na Vila ou acompanhou de algum modo a partida provavelmente viu de novo passar aquele filme de terror de derrota em casa, gol no começo etc. Mas a virada veio com muito suor, golaços e emoção.

Cravo sem dó: a grandeza latente, implícita, do Paraná Clube ganhou o jogo de ontem. E é uma vitória como essa que sinaliza que ainda podemos sentir o gostinho de que dias melhores virão.

Não estou dizendo que subiremos esse ano (quase impossível…), nem que certamente escapamos da queda para a terceirona (o risco ainda assusta), tampouco que já está tudo bem ou que os nossos problemas acabaram. Mas a vitória de ontem, com aqueles requintes de emoção, serve como sinal de que ainda estamos vivos. E quem está vivo ainda pode incomodar muito! Torcida paranista: cabe só a nós acreditar e lutar para que dias melhores venham.

Poder da realizAÇÃO

Falando em lutar por um futuro melhor, ontem foi lançada a Associação Amigos e Patronos da Gralha Azul. Com o intuito de arrecadar fundos paralelamente para destinação e aplicação direta em projetos de áreas carentes do clube, a organização surge para fazer a diferença. Maiores informações sobre a entidade e como contribuir AQUI. Participe! Vale a pena!

O lançamento dessa instituição no mesmo dia dessa vitória maiúscula é mais um fator que transforma o dia 13 de setembro como um símbolo de que ainda estamos vivíssimos e podemos reerguer nosso Paraná Clube.

Observação

Na minha última coluna, citei nossos atletas como guerreiros. Entendo que são profissionais e todo aquele papo de quem só identifica é o torcedor, mas pra quem adorava arrotar que era ~lider~ do elenco, o zagueiro Gustavo foi fraco e incoerente com o que sempre disse nas entrevistas. Os remanescentes seguem merecendo todo nosso apoio e é por isso que vale a pena taxá-los de guerreiros.

Vejo você na Vila!

Henrique Ventura

@henventura

Todos os domingos, aqui na Paranautas



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play


*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.