Pensar pequeno para pensar grande

ventura

Costumo dizer que o Paraná Clube ainda é o clube do futuro. SemPRe “amanhã” vai ser resolvido isso, amanhã será feito aquilo. Mas o futuro parece que nunca chega. As bombas que acertam diariamente nosso clube são tantas que parece que nunca há tempo para nada. A verdade é que, historicamente, a instituição sofre de dois problemas que agravam essa situação.

Um deles é que, realmente, o cobertor do clube é curto. Falta dinheiro e o pouco que entra tem inúmeros possíveis direcionamentos imediatos. Já foi levantada a dívida total, mas não se conseguiu ainda levantar o rombo de cada atividade e como cada setor pode se tornar mais rentavel sem que, necessariamente, o clube precise abrir mão dela. Talvez até haja a intenção por parte da diretoria e dos conselhos. Mas falta “tempo” e falta mais gente que possa tomar frentes exclusivas.

O outro problema é que, não importa a “origem” de quem chega à diretoria, ao chegar ao cargo passa-se a pensar que, como o Paraná tem problemas maiores, não dá pra pensar “pequeno” resolvendo problemas menores.

Mas a grande verdade é que no Tricolor é tudo urgente. E a magnitude maior de algumas questões não tira a importância de outras. Não é porque uma venda direta de uma sede – no caso, a menina dos olhos inevitavelmente seria a da Kennedy – renderia uma solução imediata e minimizaria o efeito de uma penhora que nãonse pode pensar em como tornar todas nossas sedes mais viaveis. E posso citar outros inumeros exemplos.

Não é porque precisamos correr atras de recursos que o clube precisa abrir mão de fazer valer a regra de um socio nao utilizar material de outro time. Não é porque o time precisa pagar salarios que não dá pra tentar ajeitar detalhes que também demandam atenção, como reparos básicos e limpeza básica de dependências do clube (como as piscinas que já citei em outra coluna).

Mas a grande sacada de falar tudo isso não é um mero puxãozinho de orelha na diretoria, e sim ressaltar o quanto é importante a propria torcida buscar essa abertura para ajudar nesses aspectos. A opinião de uma gestão é a diretriz dos caminhos do clube, mas ela nem semPRe é uníssona. Quem está na direção precisa conviver com decisões rápidas. Ter auxílio para resolver as questões “pequenas” pode ajudar com que as outras decisões venham a ser mais tomadas corretamente.

Nesse portal já retratamos a mobilização em prol da nova bandeira da Vila Capanema. Podemos levantar outros “detalhes pequenos”, todos que demandam alguma atenção. Se houver paranistas dispostos a atendê-los, fica mais facil de resolver.

O Paraná Clube é muito complexo. Pensar grande não é só projetar em “macro” o tamanho do Tricolor que sonhamos, mas tambem dedicar atenção aos detalhes em que uma grande instituição não deveria falhar. E o torcedor paranista tem muita importância nisso.

Se você é de alguma área do conhecimento que pode agregar, dedique um tempinho ao Tricolor. Se você vir as coisas acontecerem para valer, dificilmente vai se arrepender.

Vejo você na Vila!

Henrique Ventura

@henventura

Todos os domingos, aqui na Paranautas.



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play


*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.