Mais por incompetência de quem está abaixo na tabela do que por méritos próprios, o Paraná está terminando 2016 evitando um vexame ainda maior, que seria a queda para a série C. Uma vitória nessas últimas três rodadas ou qualquer tropeço do Bragantino já garantem o décimo ano consecutivo de série B em 2017.
E agora cabe à diretoria avaliar, no quesito futebol, qual vai ser o planejamento para o elenco e comissão técnica no ano que vem. Mais do que isso, como serão a estrutura e as decisões no departamento que é o carro chefe do clube.
Para o comando do futebol, seria ideal que as decisões não fossem tão centralizadas. Além disso, o cenário pede que haja alguém exclusivo para monitoramento do cotidiano do elenco (que poderia ser a mesma a cuidar de logísica e documentação), outra pessoa para avaliação tecnica (tanto do elenco quanto de eventuais reforços) e, aí uma inovação, alguém designado a prospectar potenciais compradores para promessas da nossa base em clubes da Ásia ou do leste europeu. Claro que depende muito do nosso orçamento, às vezes falta dinheiro pra manter toda essa gente, mas o ideal para nossa realidade seria algo o mais próximo possivel disso.
Para a comissão técnica, gostaria de ver um nome com mais critério e expectativa de médio prazo. Os boatos sobre a efetivação de Ageu como treinador até agradam, apesar de, nas vezes em que assumiu como interino, o ex-zagueiro não ter ido muito bem até 2011. O ideal, na minha opinião, seria Leocir Dallastra, ex-Ypiranga/RS. Treinador barato, promissor, novo no mercado e com alguns feitos já conquistados.
Para o elenco, é importante manter uma base. O grupo atual tem várias falhas, mas uma espinha dorsal mantida com Alisson, Uchoa, Nadson, Lucio Flavio e Diego Tavares pode gerar um entrosamento-base para a montagem do elenco no ano que vem. Importantíssimo também dar passagem aos pratas da casa que já estão há algum tempo em transição, como Leandro Vilella, Claudevan, Guga e Yan Phillipe. Fundamental também renovar contrato com Alisson, Nadson, Tavares e Jhony, para não passarmos em 2017 a saia justa que passamos com Robson, Jean e Basso, de ou negociar a qualquer custo ou perde rde graça.
Mais para a frente devo fazer uma coluna mais completa de balanço do clube como um todo.
Vejo você na Vila!
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.