Começou a série B. Treze jogadores novos foram contratados e a primeira ideia que se faz dessa correção de rota é a de que um time novo foi contratado, dando a impressão de que foi cometido o mesmo erro dos anos anteriores. Inclusive, muitos comentaristas incorreram nesta denominação incorreta. Mas, convenhamos, não seria muito prudente manter todo um time que conseguiu fracassar em um campeonato decidido com gols do nada saudoso Geraldo e ainda foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil.
Mas, como já pudemos ter como amostra na vitória de ontem contra o ABC, essa quantidade aparentemente grande de reforços não vem simplesmente jogada de qualquer maneira no grupo. Existe uma “coluna vertebral” recheada com uma base importante. Do time que jogou a série B no ano passado, Luís Carlos, Anderson, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio seguem como titulares. Do time do primeiro semestre deste ano, Morales e Reinaldo seguem revezando o comando de ataque.
O esquema montado por Dado Cavalcanti deixa o time jogando em faixas bem delineadas. A transição entre setores é feita de forma eficiente e somente na hora certa. O time basicamente de garotos e com verticalizações fora de hora do campeonato estadual deu lugar a uma equipe que gira a bola com paciência e só faz a bola mudar de setor na hora certa. Se o time estivesse tão desentrosado assim, tal estratégia não daria certo logo no primeiro jogo.
Ainda tomando o jogo contra o ABC como exemplo, foi nítida a segurança passada pelos “remanescentes” para os recém-chegados. Os reforços se sentiram tão à vontade que o segundo gol saiu de uma belíssima assistência de Roniery para o gol de Ronaldo Mendes. No primeiro gol, Rubinho recebeu um “bolão” de Lúcio Flávio, desmentindo Toninho Cecílio, que dizia que ambos não podiam jogar juntos.
Veja os gols da vitória de ontem – Fonte: Canal AllSoccerGoals – Youtube
O Paraná não trocou seu elenco de um campeonato para o outro, como foi feito de 2008 a 2011. A diretoria manteve uma base extremamente capaz de ser a medula espinhal que orienta as demais ramificações do time. O primeiro resultado positivo neste Brasileirão é só uma amostra disso.
É mais um acerto da diretoria e só mais um motivo para acreditarmos ainda mais no acesso. Terça-feira é dia de abarrotar a Vila Olímpica e empurrar o Tricolor rumo ao segundo passo rumo à elite.
Vejo você na Vila. Agora também na Olímpica.
Henrique Ventura
Todos os domingos, aqui na Paranautas!
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.