Agora é oficial. A série B 2013 está oficialmente declarada com o título de “Rodinha de Punheta”. Parece que, tirando o Palmeiras, NINGUÉM quer o clímax, o acesso. Do TERCEIRO – o Sport – ao DÉCIMO – nossa agremiação -, são apenas cinco pontos de diferença (só DOIS pontos entre o quarto colocado e o Paraná Clube). Até mesmo a Chapecoense, que está quase com o acesso na mão e é nosso próximo adversário, não vence há sete jogos e só não corre riscos de não subir porque fez seu dever de casa anteriormente.
Diante desse cenário, poderíamos ter voltado G4 já contra o Palmeiras. Saimos na frente e… entregamos a rapadura! Poderíamos ter voltado ao grupo de acesso contra o BOA, fizemos 2×0, mas esse time irresponsável, de moleques, com atitudes dignas de pela-sacos, entregou de novo. Parece até que fazem de propósito. Não tem UM lazarento para catimbar, “dar no meio” do adversário que tá escapando livre, antecipar as jogadas.
Apoiamos incondicionalmente até agora. Ousamos acreditar mesmo vendo essa fase ridícula do time. Mas, pelo jeito, isso não funciona. Quem sabe mexendo com a honra dessa boleirada eles puxam um pouco de brio pra ficarem mais ligados em campo. Se não for pra buscarem o improvável acesso nessas quatro rodadas que faltam, que seja pelo menos para honrar o belo manto que lhes é concedido para vestir.
Precisam – mesmo sob risco de abranger quem realmente está comprometido com o objetivo – ser chamados de moleques, de irresponsáveis, de medíocres, de bundas-moles, fracos! Precisam sentir a pressão do que é representar uma torcida sofrida como a nossa. Numa dessas eles se esforçam para, pelo menos, nos provarem o contrário. Mas isso só será possível conseguindo uma das duas vagas restantes para a série A 2014.
Nossa situação é tão desgostosa que, mesmo a dois pontos do G-4, não sentimos mais confiança nesse time. Esse mesmo time que arrancou belos resultados ao longo do campeonato. Mas, como os números são fatos reais, está aí novamente a chance de continuarmos brigando pelo acesso. É como se a tabela chegasse pra esse bando de acomodado do elenco e falasse: “Aí, molecada! Vocês erraram a boca do palhaço de novo, mas tentem outra vez!”. E só por isso eu ainda acredito uns 15% no nosso acesso. Mas isso porque estou me esforçando pra acreditar. É óbvio que, a essa altura, cada vez menos gente está fazendo isso. E com razão.
E pode parecer paradoxal, mas ao menos uma coisa me conforta parcialmente, mesmo em caso de confirmação de mais um ano nesse inferno. Se, por um lado, vai ser difícil reconquistar uma mobilização como a havida neste ano, passamos a criar novas expectativas para os anos seguintes. Temos vários jogadores de qualidade com contratos longos. Atletas que, mesclados com novas – E COMPROMETIDAS – peças, podem nos dar bons resultados.
Mas, mesmo assim, não subir em 2013 é um crime. Por tudo que representaria jogar a série A no ano da Copa em Curitiba, por tudo que já passamos, por tudo que fizemos nesse ano. Parabéns, boleirada. Vocês estão fazendo de tudo para enfiar no cu de vocês um ano que tinha tudo para ser perfeito. Ainda assim, nós, os torcedores-putas, ainda acreditamos um pouquinho em vocês. Experimentem também, confiem em vocês mesmos, joguem um pouco feito homens. Deu certo ao longo do campeonato, vai que dá certo agora?
Vejo você na Vila!
Henrique Ventura
@henventura
Todos os domingos, aqui na Paranautas!
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.