“Pessimista na análise, otimista na ação”. A frase atribuída ao finado intelectual italiano Antonio Gramsci nunca fez tanto sentido para o Paraná Clube. Com a frágil situação financeira ainda mais escancarada em 2014, em 2015 não restou outra alternativa à diretoria senão finalmente aceitar que não dá para gastar o que não tem para tentar a qualquer custo um acesso à série A como se ele fosse a solução de todos os problemas.
Não digo que não devemos mirar a primeira divisão nacional, afinal, foi lá que o clube acostumou a torcida a acompanhar. Mas me refiro ao fato de que o Paraná precisa ser austero nos seu planejamento, mais preciso nas escolhas. Mas isso se torna mais hercúleo ao partirmos do princípio de que atletas com bom rendimento já comprovado no currículo tendem a pedir salários mais altos. Quando o clube anuncia que vai reduzir a folha salarial, é automático pensarmos que time não terá qualidade, numa visão pessimista da situação.
Mas é preferível termos essa expectativa baixa e termos mais paciência com a equipe montada. Porque, na prática, é disso que nosso time recheado de jovens precisa. E nessa mesma prática temos o que foi visto ontem contra o Prudentópolis: um time consciente e aguerrido, sem grandes destaques mas bem treinado. Mesmo com apenas quatro jogadores de linha no banco, o Tricolor venceu bem o jogo sem correr riscos e com 9 jogadores formados na própria base em campo.
Apesar de toda a expectativa pessimista ao analisarmos o que restou a fazer para 2015, é com o resultado da ação que devemos embasar nossas conclusões.
Poder da ação
Falando em ação, excepcional a primeira melhoria proporcionada pela Associação dos Patronos e Amigos da Gralha Azul. O túnel de vento para a entrada dos times em campo com “protocolo FIFA” deu à nossa arcaica, charmosa e desconfortável Vila um sopro de modernidade e profissionalismo. Parabéns à associação pela ação e pelos esforços dos envolvidos para que isso fosse possível.
Unificação dos planos de sócio
Já escrevi uma coluna me opondo a isso no ano passado, mas hoje tenho uma visão um pouco diferente. Em breve farei uma coluna falando só sobre isso, mas já adianto uma coisa: agora que ficou claro que o clube é um só, cabe a nós mostrarmos que, além de único, ele é perene e NOSSO. Estão sendo planejadas novas ações no social (como, por exemplo, as quartas recreativas, excelente ação para fazer as crianças gostarem da sede) que darão nova vida ao Paraná Clube.
Vejo você na Vila!
–
Henrique Ventura
@henventura
Todos os domingos, aqui na Paranautas
Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:
*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.