Paiêro véio

2016 foi mais um ano daqueles, né? Esboçamos no começo do ano a chance de ter alguma alegria, mas conforme os meses foram se desenrolando, foi decepção sobre decepção, com direito até a atraso de salários. Para finalizar, aquele acidente horrível com a Chapecoense e o desencarne de nosso ídolo Caio Junior (a propósito, aceito sugestão dos amigos e leitores para tatuagens em homenagem ao responsável pela nossa última alegria até aqui).

Para o matuto, da vida simples no campo, adepto de um cigarrinho artesanal (sem psicotrópicos de quatro radicais de hidrocarboneto alcoólico associados a moléculas cíclicas, se é que me entendem, Leia-se o “não suspeito”), bom mesmo é bolar aquele “paiêro” com o fumo novo, fresco e pronto para ser acendido e “pitado”. Conforme o artefato vai sendo consumido, apagado e reacendido, vai perdendo a graça para nosso folclórico caipira, e o cigarro de palha, em seu final, é fumado apenas por hábito, “obrigação”, sem muita graça e até com certo fastio. E é como o futebol ficou para mim neste final de ano.

Até as notícias do Tricolor tem ficado mais vazias, o tesão em buscá-las parece reduzido. Para acomapanhar futebol, restou a torcida para o Internacional ser rebaixado e vingar, de certo modo, a sacanagem de 2008 e pelo Atletico Nacional de Medellin faturar o título mundial de clubes, após a sensacional demonstração de altruísmo e solidariedade demonstrada pelos colombianos após a tragédia aeronáutica que nos comoveu nas últimas duas semanas. Até secar os poodles para não irem à Libertadores perdeu a graça.

Espero que esse desânimo assolador e repentino esteja servindo como um resguardo, uma recuperação de energia para vivermos fortes emoções positivas no ano que vem. Que possamos ser o matuto que tem palha e fumo novos e fresquinhos para 2017, sem deixar apagar o palheiro.

Na coluna da semana que vem tentarei puxar alguma inspiração para, no aniversário de 27 anos do Paraná Clube, fazer um manifesto sobre nossas ambições.

Vejo você na Vila!



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play


*Nota: O conteúdo postado neste espaço (colunas) é de responsabilidade exclusiva do autor, não necessariamente refletindo a opinião da Paranautas sobre os temas aqui abordados.