22 perguntas de ouro – Carta aberta ao presidente Leonardo Oliveira

22 perguntas de ouro – Carta aberta ao presidente Leonardo Oliveira

Prezado sr. Leonardo Oliveira

A Paranautas ao longo de todos os anos de sua existência sempre procurou criar e participar de todas as ações de torcedores e do próprio Clube, inclusive participando ativamente  do Conselho Deliberativo. Ajudar o clube em todas as áreas fosse no social ou no futebol, mas acabamos esbarrando diversas vezes em boicotes internos e externos aliados à falta de transparência dos gestores, de modo que tornou-se inútil toda e qualquer iniciativa que já fizemos. 

Procuramos permanecer neutros nos assuntos do clube pois sempre houve muita divergência entre os grupos de paranistas espalhados nas redes sociais e no nosso fórum. Porém, com o caminho que a gestão do Paraná Clube está seguindo nos últimos anos, os questionamentos vão se acumulando cada vez mais e as reclamações estão convergindo sobre a omissão do nosso conselho gestor sobre praticamente tudo que vocês estão fazendo ou não estão fazendo. Embora seja um movimento surgido na internet, sempre buscamos a ação real e não nos furtaremos de questionar, doa a quem doer.

Quando você assumiu a presidência do Paraná Clube, em 2015, seu discurso era de nunca mais se ouvir “o Paraná Clube vai fechar as portas”. Quando atingimos o acesso, em 2017, você disse que o Paraná nunca mais ia ficar 10 anos sem jogar a série A. E, por fim, quando você se reelegeu em 2018, você prometeu transparência, a mesma promessa feita em 2015 inclusive.

E qual é o quadro que vemos hoje?

Pessoas falando na primeira pessoa do plural sobre a gestão dizendo que a situação é crítica e que o clube está à beira da falência. Sob seu mandato, perdemos mais um patrimônio, o Ninho da Gralha, que deve ser entregue definitivamente a Carlos Werner nos próximos 3 anos. O Tricolor, em todo o período da sua gestão, flertou mais com a série C do que com a série A, de modo que uma eventual queda nos deixa mais dois anos, pelo menos, longe da sua promessa. E, por último, a transparência passa longe quando constatamos que três dos cinco componentes de sua chapa deixaram a gestão (além dos que deixaram a chapa na gestão anterior) e, hoje, não sabemos quem manda em que área dentro do clube e não sabemos qual a real comprovação dos números passados pelo Conselho Gestor aos Conselhos Fiscal e Deliberativo. 

Senhor presidente, a nação paranista está carente não só de resultados. Está carente de atratividade ao engajamento, está carente de esclarecimentos.

Você não tem mais muito tempo de gestão e, convenhamos, não é nada absurdo imaginar que você não consiga sequer completá-la. Por isso, o convidamos para o que seja, talvez, a última oportunidade de vir a público esclarecer diversas questões. Umas mais primordiais, outras menos. Mas todas extremamente pertinentes.

  1. Qual o balanço exato entre as dívidas que a sua gestão pagou e as dívidas decorrentes dela que vão estourar no futuro?
  2. Onde você acredita que falhou na tentativa de dicotomizar suas funções enquanto Interventor Judicial do Ato Trabalhista e presidente de um clube com quase meio milhão de torcedores e o que pode ser feito para amenizar estas falhas daqui para a frente?
  3. Oficialmente, a diretoria hoje é composta por você e pelo sr. Oliveiros Machado. Qual a atribuição de cada um? E, mais importante que isso: quem DE FATO, tem papéis – definidos ou não – dentro da gestão e está ajudando nela? Precisamos nomear os responsáveis. Afinal, o seu mandato acaba em menos de um ano, mas as pessoas que estão fazendo parte de sua desastrosa gestão ainda podem concorrer a cargos no futuro e NÃO PODEM passar incólumes pela participação nesta sucessão de erros.
  4. Sua gestão se propôs a sanear o Clube, isto está sendo efetivamente feito? pois durante toda a sua gestão, salvo raros momentos, tivemos notícias de salários atrasados, greves e processos trabalhistas de jogadores e comissão. Como se saneia um Clube desse jeito?
  5. O que está sendo feito para o clube parar de perder patrimônio?
  6. Qual a sua real visão para trazer engajamento dos torcedores e fidelizá-los de forma INDEPENDENTE dos resultados de campo?
  7. Em 2019, o clube lançou um vídeo promocional um tanto quanto piegas, mas bem apelativo, mostrando planos para o ano de 2032. Quão concreto é algum projeto nesse sentido e quais os caminhos?
  8. Como o clube trabalha para trazer novas receitas sem depender de algum contrato milagroso com algum mecenas ou se vender a algum grupo, seja institucionalmente ou em forma de patrimônio?
  9. Existe planejamento no clube a ponto de contemplar uma contingência de um rebaixamento à série C? Ou o plano é desespero e correria?
  10. Em geral existe algum planejamento em alguma área?
  11. Nos últimos anos, principalmente após a sua primeira eleição, a torcida Paranista está cada vez mais rachada, e ao invés de aplacar isso, o senhor parece que favorece esta movimentação. O que Ganhamos com isso?
  12. Quem avaliou e na sequência tomou a decisão da demissão conjunta de Allan Aal e Alex Brasil, e a posterior contratação de Rogério Micale? Quem Pressionou e decidiu por isso?
  13. Por duas vezes em seus mandatos, você acumulou os cargos de executivo de futebol, por que fez isso? Se julgava capaz de tal? Por que os resultados foram desastrosos?
  14. Porque as reuniões “Paraná Clube Transparente” foram convenientemente abandonadas? Das 6 reuniões do “Paraná Clube Transparente” prometidas, uma ao final de cada ano, apenas 3 foram entregues (2015, 2016 e 2019), as demais foram convenientemente adiadas ou esquecidas em momentos mais críticos e turbulentos.
  15. Por que ainda toleram-se dirigentes/funcionários que há décadas manipulam acontecimentos no clube e até eleições, sabe-se lá se com ou sem movimentação financeira?
  16. Por que o contrato com a Topper, que incluía a “maior loja do sul do Brasil” naufragou? 
  17. Em 2018, o que mais escutamos é que o clube teria a maior arrecadação da história. Mas, o que sabemos é que ficamos devendo valores e gerando novas ações na justiça trabalhista. Como isso foi possível?
  18. Com tantos erros de gestão e gastos sem critério, notamos que o que pregava o acordo do Ato Trabalhista não foi respeitado. Como você conseguiu seguir como interventor mesmo assim?
  19. Por que um jogador com alto potencial de negociação como tinha Jhonny Lucas foi desvalorizado tão abruptamente ao ser oferecido à venda de porta em porta por longos dias na Europa, como se você, representando o clube, fosse um caixeiro viajante?
  20. Por que deu-se tanta autonomia ao grupo FTM? Você não aprendeu nada com as experiências prévias (LA, Amaral, i9) de parcerias nos moldes “entregar a chave do futebol” a grupos de empresários?
  21. Você acredita que terminará o mandato?
  22. A culpa de tudo isso e da provável queda à série C é da torcida paranista?

Reiteramos, Leonardo: independente de quem manda de verdade no Paraná Clube, a única pessoa institucionalmente apta a dar estas respostas é você. Por mais que não tenha havido outro adversário na última eleição, você se candidatou, portanto cabe a você honrar a sua palavra perante toda nação paranista e trazer tudo isto à tona.

Como Presidente em exercício e devidamente eleito, você DEVE satisfações não só aos seus asseclas da diretoria, mas ao sócios do Clube e a toda a sua torcida.

Esta é a última oportunidade de você esclarecer estes pontos. Depois pode ser tarde demais. Para sua gestão, para sua história no Tricolor – bem como no seu retorno à carreira profissional -, para a instituição Paraná Clube e para a sofrida torcida. Sob pena de abrir margem para qualquer interpretação, para qualquer manifestação de supostos “bem informados”, bem como quaisquer consequências.

Você está submetendo a torcida paranista à maior vergonha da história do clube e colocando a instituição em um risco absurdo de queda abissal de receitas e de prejuízo da viabilidade da instituição, com esta provável queda à série C. Esperamos um mínimo de hombridade em aparecer, dar estas respostas e buscar reparar, o mínimo que seja, todo esse dano que você causou ao nosso Paraná Clube. Nossos canais estão abertos e totalmente à disposição. Mas, independente de onde, responda estas perguntas a toda a nação paranista.

Sempre Paraná!

Paranautas.com



Já baixou o app da Paranautas? Baixe agora e fique por dentro de todas as novidades do Tricolor e da Paranautas:

Disponível no Google Play

4 thoughts on “22 perguntas de ouro – Carta aberta ao presidente Leonardo Oliveira

  1. Parabenizo aos paranautas por esse questionamento e espero o mínimo de respeito pelos gestores do clube para com a instituição e a nação Paranista.

  2. Afinal, temos ou não um presidente de verdade? Será que vai ter hombridade de vir a público e responder essas questões, tão pertinentes ao momento do clube ou vai continuar se escondendo? Com o rebaixamento praticamente consolidado, nós, torcedores e sócios pagantes, temos o direito de saber qual é a real situação do clube e o que será feito para que a nossa passagem pela Terceirona seja breve.

  3. Está mais que na hora do presidente se explicar ou então ter hombridade de reconhecer seu péssimo trabalho e deixar o clube. Está na hora de uma fato novo no clube e da torcida se mobilizar para salvar o clube desta situação vexatória. O Leonardo Oliveira não tem credibilidade alguma e precisa sair. Por diversas vezes deu declarações afirmando que os salários eram pagos em dia e dias depois aparecem jogadores entrando na justiça por falta de pagamento. Houve um afastamento de pessoas de respeido e idolos do clube. Acredito também que aquele grupo de ex-presidentes denominados de paranistas do bem tinham que agora ajudar a bancar o clube caso seja rebaixado para a série C.

Comments are closed.