Após o término do Campeonato Paraense de 1988, dirigentes do Colorado e Pinheiros voltaram a conversar sobre uma possível união entre as duas equipes e após um almoço no restaurante Veneza, localizado no bairro italiano de Santa Felicidade, os dirigentes Darci Piana, Dely Macedo e Raul Trombini, todos do lado Colorado, e Jorge Celestino Buso, Aramis Tissot e Ocimar Bolicenho, do Pinheiros, aprovaram o nome, cores, símbolos e a distribuição patrimonial.
No dia 19 de dezembro, foi marcada a assembleia geral para aprovação da fusão. Às 21 horas e 16 minutos nascia o Paraná Clube, resultante da fusão entre Esporte Clube Pinheiros e Colorado Esporte Clube. Nasceu uma nova paixão chamada Paraná Clube.
O uniforme número 1: em duas cores dispostas verticalmente, com o vermelho na direita e o azul na esquerda, com o escudo com o pinheiro e a gralha, símbolos do Paraná.
O uniforme número 2: todo branco, com o nome Paraná gravado em vermelho, e escudo do lado esquerdo do peito. Em ambos, calções brancos e números nas costas brancos ou azuis.
A escritura da fusão foi assinada na mesma semana com a presença de todos os presidentes e representantes dos clubes que participam do Conselho Arbitral dos Clubes da Primeira Divisão de profissionais.
A diretoria do novo clube:
Presidente: Aramis Tissot.
1º Vice-Presidente: Sidney Catenassi
2º Vice-Presidente: Walfrido Ribas
Assessor da Presidência: Ocimar Bolicenho
Vice-Presidência de Finanças: Luis Quesada
Vice-Presidente Social: Carlos Kasprezin
Vice-Presidente de Futebol: Joaquim Cirino dos Santos
Diretor de Futebol: Edson Ferreira
Vice-Presidente de Patrimônio: Adjalma Polydoro
Vice-Presidente de Esportes de Quadras: Jair Leite
Vice-Presidente dos demais Esportes: Gilson Morais
Vice-Presidente Jurídico: Idelanir Ernesti
Vice-Presidente de Marketing: Dorival Viana
Vice-Presidente de Administração e RH: Noguemar Alves
1989 – Dois dias após ser fundado, o Paraná Clube contrata o preparador físico Carlinhos Neves. O profissional já havia trabalhado na equipe do Pinheiros nos anos de 1982, 1983,1984 e 1987.
1989 – No dia 27 de dezembro, Rubens Minelli é contratado como técnico do Paraná Clube. A última equipe treinada por Minelli foi o Grêmio (RS). Minelli assinava um contrato de um ano com o Paraná Clube. O primeiro trabalho do renomeado técnico seria a análise dos mais de 40 jogadores que faziam parte do elenco de Pinheiros e Colorado, e que permaneceram no novo clube.